Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Venda casada na concessão de crédito ao consumidor

    Publicado por BASSI-ADVOGADOS
    há 12 anos

    Nos últimos meses as instituições financeiras estão em uma disputa acirrada, buscando o consumidor que procura as linhas de crédito mais vantajosas.

    Com as notícias da diminuição da taxa SELIC, muitos bancos baixaram seu juros, principalmente em empréstimos concedidos ao consumidor.

    Contudo, o que tem ocorrido com maior incidência, é a venda casada de produtos e serviços, junto a esta linha de crédito, o que é proibido pela nossa legislação consumerista, e ainda, configura crime contra ordem economica.

    Muitos bancos condicionam empréstimos, e linhas de crédito, a venda de outros produtos, como seguros de automóveis, de imóveis ou de vida, ou seja, produtos que não guardam nenhuma relação com aquele almejado.

    A muitos gerentes de banco, como é sabido, são exigidas metas de vendas, o que colabora ainda mais esta prática ilícita.

    O artigo 39, I, do Código de Defesa do Consumidor é claro ao colocar conceituar a venda casada, senão vejamos:

    Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:

    I - condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos

    Outrossim, nas palavras do Ilmo Professor Roberto Augusto Castellanos Pfeiffer, deve-se ter cautela na apuração desta prática:

    É importante ressaltar que a venda casada somente ocorre se houver condicionamento, ou seja, nas hipóteses em que o fornecedor oferece uma única alternativa: a compra conjunta com dois produtos ou serviços. Caso o consumidor não concorde com a aquisição conjunta, nenhum produto ou serviço lhe será disponibilizado (Revista do Advogado, Ano XXXI, Dezembro 2011, nº 114, Pag.121)

    O que é muito comum na apuração deste ato, é a confusão com os descontos ou promoções que se concedem ao realizar a venda de um produto em conjunto com outro.

    Veja, a titulo de exemplificação, caso o consumidor busque uma linha de crédito e, em razão desta linha de que lhe foi concedida, lhe é dado um desconto em caso de aquisição de um seguro de vida. Tal ato não se configura venda casada.

    Como bem dito pelo Ilmo doutrinador supracitado, a venda casada existe quando há o condicionamento, ou seja, no exemplo dado, o consumidor poderia apenas adquirir a linha de crédito, sem que adquirisse o seguro de vida.

    Por óbvio não há grande facilidade em comprovar tal ato, até mesmo porque, os fornecedores que realizam esta prática, tem total conhecimento que são ilícitas, desta forma, tratam a venda casa como uma espécie de favor.

    Muitas vezes, quando se busca um produto nestas instituições, é exigida certa recíproca dos prepostos, ou seja, o gerente pode lhe conceder a linha de crédito, portanto que você o ajude a bater a meta de vendas de produto.

    Sendo assim, deve-se manter atento, pois estas práticas são abusivas e ilícitas, pois o consumidor não esta obrigado a arcar com inúmeros produtos que, muitas vezes, não são utilizados, ou, acabam sendo desvantajosos ao consumidor, apenas para conseguir aquele que realmente necessita.

    Autor: Bernardo Augusto Bassi, advogado, autor de diversos artigos, pós-graduando em Direito Contratual pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP; pós-graduando em Direito Ambiental Empresarial pelo Complexo Educacional das Faculdades Metropolitanas Unidas UNIFMU; Membro da Comissão de Logística Reversa da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo.

    • Publicações13
    • Seguidores11
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1165
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/venda-casada-na-concessao-de-credito-ao-consumidor/3186459

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    O comentário sobre venda casada foi esclarecedor para mim.
    Tenho lavoura de soja, milho, trigo e cevada em NÃO ME TOQUE-RS, financiadas pelo Banco do Brasil SA. Para receber o empréstimo com mais rapidez sempre empurram algo, como aplicações CDI...seguros... já cheguei ao ponto de fazer seguro do automóvel de meu filho, idem de sua casa, idem seguro de vida dele, pois no meu nome não encontraram o que vender.

    Pergunto: Cabe eu reclamar, agora, pedindo devolução de valores pela irregularidade? A justiça pode interpretar como "usufruí e tirei vantagem" mesmo não sendo necessário acionar/pedir amparo por algum sinistro?

    Obrigado!!! continuar lendo