Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Desistência em contrato de consórcio, como receber o valor já pago?

Publicado por BASSI-ADVOGADOS
há 11 anos

Atualmente, com o aquecido mercado de consumo, muitas pessoas vêm buscando a conquista da casa própria, de um automóvel e a prestação de alguns serviços específicos de alto, como uma cirurgia plástica.

Muito destes bens e serviços tem um alto custo, e serem financiado, arcando-se com valores absurdos de juros, taxas, dentre outros.

O que tem sido muito comum para a conquista do sonho almejado, tem-se sido a escolha do consórcio.

Cada consórcio tem suas particularidades, contudo, sua essência é a mesma.

Através deste tipo de contrato, o consumidor adquiri uma cota em um grupo, podendo ser contemplado de duas formas, seja por dar o lance mais alto, seja por ter seu número de cota sorteado.

Em casos onde os consórcios são de longos prazos, como 60 (sessenta) e 72 (setenta e dois) meses nos casos de consórcios de veículos e podendo chegar a 200 (duzentos), 300 (trezentos) ou até 400 (quatrocentos) meses em caso de imóveis, é comum o consumidor não contemplado, seja via sorteio seja via lances, desistir do referido contrato, pleiteando a rescisão contratual e a devolução dos valores que já foram pagos.

A partir deste ato, começam a surgir as desavenças.

Muitas vezes o consumidor é avisado antes de assinar o contrato de consórcio que, caso ele desista do referido contrato, sendo este rescindido, o consumidor terá direito a devolução dos valores pagos, descontados uma série de taxas e multas previstas em cláusulas penais, contudo, quase nunca lhe é informado o real valor destes descontos.

Não bastando, outro ponto fundamental que quase nunca é informado ao consumidor, é que, este valor, mesmo sofrendo estes inúmeros descontos, ainda só poderá ser retirado no final do contrato de consórcio, tendo de aguardar até o ultimo mês de assembléia de contemplação.

O consumidor, ao desistir, ficará com os valores pagos bloqueados, sendo restituído somente ao final do contrato.

Em algumas hipóteses, como nos contratos de consórcio de 400 (quatrocentos) meses, o consumidor, que desistir logo no inicio, seja pela perda do emprego, seja por motivos alheios a sua vontade, somente poderá ter acesso à aquele valor em cerca de 33 (trinta e três) anos!

Sendo assim, em muitos casos, os consumidores procuram o judiciário para se verem ressarcidos destes valores, por acreditarem que tais cláusulas que estipule o ressarcimento apenas no final do contrato, são abusivas, e por isso, nulas.

Os Tribunais tem ficado uma posição de divergência frente a esta suposta abusividade, pois, segundo o entendimento de alguns magistrados, a retirada dos valores anteriores ao termino do grupo consorcial, irá gerar danos aos demais integrantes, pois tais valores contribuem para a contemplação dos demais consorciados.

Outros desembargadores entendem que cabe analisar caso a caso, como, por exemplo, a idade do consumidor, o prazo restante para o recebimento, o valor a ser ressarcido, dentre outros pontos que o magistrado encontrar relevância.

Mesmo assim, o consumidor tem encontrado jurisprudências ao seu favor, e através de argumentos convincentes, tem conseguido o resgate destes valores de forma imediata, não necessitando aguardar até o final de tal contrato.

Outrossim, deve-se atentar que o consumidor deve ser previamente informado destas condições, tendo total ciência das condições em que esta firmando o contrato.

  • Publicações13
  • Seguidores11
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações118065
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desistencia-em-contrato-de-consorcio-como-receber-o-valor-ja-pago/100147488

Informações relacionadas

Persio Bettanin, Advogado
Artigoshá 8 anos

Consórcios: você pode receber seu dinheiro em caso de desistência

Wander Fernandes, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Minuta de Inventário Extrajudicial em Cartório

Jean Ferreira, Advogado
Artigosano passado

Desistiu de consórcio? Você pode reaver valores pagos!

Amanda de Piante, Advogado
Artigosano passado

A Devolução Imediata Dos Valores Na Rescisão Dos Contratos De Consórcio

Posocco Advogados Associados, Advogado
Notíciashá 8 anos

Veja quais são os seus direitos e deveres ao desistir de consórcio

30 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

fiz um consórcio na empresa Embracon.. Era de um caminhão em 100 meses, porém desisti, depois de algumas parcelas pagas. No contrato vem explicitando que em caso de desistência a quantia paga só será devolvida ao termino do grupo ou mediante um sorteio que é feito mensalmente, escolhendo apenas um dos clientes do grupo que teve seu consórcio interrompido por desistência.

Minha pergunta é: Existe alguma jurisprudência ou entendimento jurídico que faça com que eu tenha meu dinheiro reavido antes do termino do consórcio pois o mesmo só se encerrará em meados de 2020??

gradeço a quem poder me orientar a respeito do assunto continuar lendo

Bom dia Luciano Tejo!! Tenta um acordo com a empresa. Chama uma advogado e com base nos últimos julgados tenta. Estou fazendo, e estou obtendo algum exito. Do contrario, entre com a ação de obrigação de pagar/fazer. De 10, estou conseguindo oito acordos com ligações e formalizando o pedido formalmente, que é também um meio de prova para uma possível ação judicial. continuar lendo

https://jus.com.br/artigos/31955/a-nao-devolucao-imediata-dos-valores-pagos-pelo-consorciado continuar lendo

Fiz um consórcio na Volkswagem e não fui cientificada de que pagaria multa em caso de desistência. Gostaria de saber se não é abusiva o percentual de 15% de multa que a volks agora me cobra pela liberação dos valores já pagos considerando que eles já ficam com 20% de taxas. continuar lendo

Fiz um consórcio há 1 ano e meio e quero cancelar. Existe uma cláusula contratual que na minha desistência devo pagar 20% de multa no valor total do meu crédito. Pergunto, isso não é abusivo? Porque se, por exemplo, possuir uma carta de 60.000 deverei pagar 12.000 somente de multa! Fora as taxas e demais encargos. continuar lendo

Muito oportuno este esclarecimento, são problemas de muitas pessoas que entram em consórcios saber exatamente o que estão fazendo. continuar lendo