Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Desistência em contrato de consórcio, como receber o valor já pago?

Publicado por BASSI-ADVOGADOS
há 11 anos

Atualmente, com o aquecido mercado de consumo, muitas pessoas vêm buscando a conquista da casa própria, de um automóvel e a prestação de alguns serviços específicos de alto, como uma cirurgia plástica.

Muito destes bens e serviços tem um alto custo, e serem financiado, arcando-se com valores absurdos de juros, taxas, dentre outros.

O que tem sido muito comum para a conquista do sonho almejado, tem-se sido a escolha do consórcio.

Cada consórcio tem suas particularidades, contudo, sua essência é a mesma.

Através deste tipo de contrato, o consumidor adquiri uma cota em um grupo, podendo ser contemplado de duas formas, seja por dar o lance mais alto, seja por ter seu número de cota sorteado.

Em casos onde os consórcios são de longos prazos, como 60 (sessenta) e 72 (setenta e dois) meses nos casos de consórcios de veículos e podendo chegar a 200 (duzentos), 300 (trezentos) ou até 400 (quatrocentos) meses em caso de imóveis, é comum o consumidor não contemplado, seja via sorteio seja via lances, desistir do referido contrato, pleiteando a rescisão contratual e a devolução dos valores que já foram pagos.

A partir deste ato, começam a surgir as desavenças.

Muitas vezes o consumidor é avisado antes de assinar o contrato de consórcio que, caso ele desista do referido contrato, sendo este rescindido, o consumidor terá direito a devolução dos valores pagos, descontados uma série de taxas e multas previstas em cláusulas penais, contudo, quase nunca lhe é informado o real valor destes descontos.

Não bastando, outro ponto fundamental que quase nunca é informado ao consumidor, é que, este valor, mesmo sofrendo estes inúmeros descontos, ainda só poderá ser retirado no final do contrato de consórcio, tendo de aguardar até o ultimo mês de assembléia de contemplação.

O consumidor, ao desistir, ficará com os valores pagos bloqueados, sendo restituído somente ao final do contrato.

Em algumas hipóteses, como nos contratos de consórcio de 400 (quatrocentos) meses, o consumidor, que desistir logo no inicio, seja pela perda do emprego, seja por motivos alheios a sua vontade, somente poderá ter acesso à aquele valor em cerca de 33 (trinta e três) anos!

Sendo assim, em muitos casos, os consumidores procuram o judiciário para se verem ressarcidos destes valores, por acreditarem que tais cláusulas que estipule o ressarcimento apenas no final do contrato, são abusivas, e por isso, nulas.

Os Tribunais tem ficado uma posição de divergência frente a esta suposta abusividade, pois, segundo o entendimento de alguns magistrados, a retirada dos valores anteriores ao termino do grupo consorcial, irá gerar danos aos demais integrantes, pois tais valores contribuem para a contemplação dos demais consorciados.

Outros desembargadores entendem que cabe analisar caso a caso, como, por exemplo, a idade do consumidor, o prazo restante para o recebimento, o valor a ser ressarcido, dentre outros pontos que o magistrado encontrar relevância.

Mesmo assim, o consumidor tem encontrado jurisprudências ao seu favor, e através de argumentos convincentes, tem conseguido o resgate destes valores de forma imediata, não necessitando aguardar até o final de tal contrato.

Outrossim, deve-se atentar que o consumidor deve ser previamente informado destas condições, tendo total ciência das condições em que esta firmando o contrato.

  • Publicações13
  • Seguidores11
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações118064
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desistencia-em-contrato-de-consorcio-como-receber-o-valor-ja-pago/100147488

Informações relacionadas

Persio Bettanin, Advogado
Artigoshá 8 anos

Consórcios: você pode receber seu dinheiro em caso de desistência

Wander Fernandes, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Minuta de Inventário Extrajudicial em Cartório

Diego Carvalho, Advogado
Modeloshá 6 anos

Modelo de petição de requisição de alvará de bloqueio via BacenJUD

Jean Ferreira, Advogado
Artigosano passado

Desistiu de consórcio? Você pode reaver valores pagos!

Amanda de Piante, Advogado
Artigosano passado

A Devolução Imediata Dos Valores Na Rescisão Dos Contratos De Consórcio

30 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

fiz um consórcio na empresa Embracon.. Era de um caminhão em 100 meses, porém desisti, depois de algumas parcelas pagas. No contrato vem explicitando que em caso de desistência a quantia paga só será devolvida ao termino do grupo ou mediante um sorteio que é feito mensalmente, escolhendo apenas um dos clientes do grupo que teve seu consórcio interrompido por desistência.

Minha pergunta é: Existe alguma jurisprudência ou entendimento jurídico que faça com que eu tenha meu dinheiro reavido antes do termino do consórcio pois o mesmo só se encerrará em meados de 2020??

gradeço a quem poder me orientar a respeito do assunto continuar lendo

Bom dia Luciano Tejo!! Tenta um acordo com a empresa. Chama uma advogado e com base nos últimos julgados tenta. Estou fazendo, e estou obtendo algum exito. Do contrario, entre com a ação de obrigação de pagar/fazer. De 10, estou conseguindo oito acordos com ligações e formalizando o pedido formalmente, que é também um meio de prova para uma possível ação judicial. continuar lendo

https://jus.com.br/artigos/31955/a-nao-devolucao-imediata-dos-valores-pagos-pelo-consorciado continuar lendo

Fiz um consórcio na Volkswagem e não fui cientificada de que pagaria multa em caso de desistência. Gostaria de saber se não é abusiva o percentual de 15% de multa que a volks agora me cobra pela liberação dos valores já pagos considerando que eles já ficam com 20% de taxas. continuar lendo

Fiz um consórcio há 1 ano e meio e quero cancelar. Existe uma cláusula contratual que na minha desistência devo pagar 20% de multa no valor total do meu crédito. Pergunto, isso não é abusivo? Porque se, por exemplo, possuir uma carta de 60.000 deverei pagar 12.000 somente de multa! Fora as taxas e demais encargos. continuar lendo

Muito oportuno este esclarecimento, são problemas de muitas pessoas que entram em consórcios saber exatamente o que estão fazendo. continuar lendo